FORTALECENDO
IDENTIDADES
ATRAVÉS DA ARTE

Áreas de Atuação

NOSSAS 
ATIVIDADES

O EU SOU se divide em quatro projetos que visam a capacitação e a transformação
social de alunos em situação de vulnerabilidade social através da arte-educação.

 

PROJETO
EU SOU

São oferecidas aulas de arte semanais organizadas por faixa etária. Cada turma é orientada por um professor titular, um assistente e dependendo do grupo, por um jovem monitor.
 

MÓDULOS

O programa de aulas foi desenvolvido em três módulos. Cada um deles possui um objetivo específico, sendo eles:

  • Auto-nutrição: Contato consigo mesmo
  • Ordinário e Extraordinário: Transformação do Olhar
  • Eu e o Outro: Contato com o Grupo

 

BENEFÍCIOS

  • Reconhece o valor e a potência dos indivíduos frente ao mundo
  • Reduz os índices de violência e de ingresso ao tráfico
  • Proporciona um melhor desempenho escolar
  • Promove em seu exercício um forte sentimento de inserção na cultura e na sociedade, formando cidadãos mais conscientes e ativos

FAIXAS ETÁRIAS

5 A 7 ANOS

A criança é estimulada a usar a imaginação e a fantasia, resgatando vivências próprias da infância que em geral vêm sendo negadas pelas duras condições de vida. Trabalhamos com contação de histórias, artes visuais com experimentações diversas, brincadeiras e trabalhos corporais.

8 A 11 ANOS

A criança é instigada a se expressar livremente na arte, sem precisar atender a padrões externos como certo e errado, bonito e feio. Poderá viver esse processo de autoconhecimento desenvolvendo sua criatividade e capacidade de transformação. Há a reafirmação de seu valor como pessoa e sua potência criativa.

12 A 17 ANOS

A adolescência é um período de dúvidas e descobertas, onde se ensaiam novas maneiras de estar no mundo, de se relacionar e transformá-lo. A afirmação do “EU SOU” deve também ser acompanhada da descoberta do “EU QUERO” e a arte é um instrumento desse processo. Por meio da arte, o adolescente é capaz de entrar em contato com sua singularidade, tornando-se mais seguro para viver seu processo de diferenciação.

 

ARTE-EDUCAÇÃO
NA ESCOLA

 

Este projeto tem como objetivo levar a dinâmica das aulas do EU SOU para escolas públicas no Jacarezinho e seu entorno, ampliando o público atingido pelo projeto e ajudando a divulgá-lo na comunidade. Com autorização da Secretaria Municipal de Educação, o projeto busca escolas parceiras para implantar o projeto para seus alunos no contra-turno escolar.

Hoje atuamos em uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Delfim Moreira, alcançando resultados expressivos no desenvolvimento da autoestima e na criatividade desses alunos. 

METAS DO PROJETO:

  • Ampliar autonomia
  • Trabalhar a capacidade de abstração
  • Incentivar a criação de soluções próprias
  • Aperfeiçoar a capacidade de comunicação e expressão
  • Favorecer a socialização
  • Estimular melhora na aprendizagem

Depoimento da diretora
Alessandra Barbosa Viana Lopes

da Escola Municipal Delfim Moreira

 

JOVEM
MONITOR
 

 

O programa Jovem Monitor oferece aos jovens
egressos do projeto EU SOU a possibilidade de
continuar o seu trabalho artístico através da
capacitação como monitores do projeto.

Esta possibilidade se dá através do preparo de
ex-alunos que se identificam com a arte-
educação e com nossa filosofia de trabalho para
atuar dando suporte em aula aos nossos
professores e assistentes.

 

FORMAE SOCIAL

FORMAÇÃO EM 

ARTE-EDUCAÇÃO


 

A Formação em Arte-educação (Formae Social) visa
disseminar a arte-educação dentro e fora da
comunidade preparando pessoas interessadas em
educação e na prática artística para o trabalho
com crianças em cursos, escolas, creches, entre
outros. Trata-se de uma formação vivencial,
composta de um programa que alia referencial
teórico e prático, baseado no curso FORMAE de
Helio Rodrigues. Propõe questões relativas à arte-
educação e seu uso para promover a capacidade
criativa e o desenvolvimento escolar e emocional.

Tecnologia do Google TradutorTradutor